24 outubro 2017

MAUS - Meus Livros


MAUS
Art Spielgeman

Maus: A Survivor's Tale é um romance gráfico produzido pelo sueco Art Spiegelman que narra a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto. As primeiras páginas foram publicadas em 1980, mas o trabalho só foi concluído em 1991. A história fala do relacionamento complicado do autor com seu pai e de como os efeitos da guerra repercutiram através das gerações de sua família. Em 1992 Spiegelman foi agraciado com um "Prêmio Especial Pulitzer": tal categoria foi proposta pois o comitê de premiação não se decidiu se categorizava "Maus" como uma obra de ficção ou biografia.


Spiegelman retrata diferentes grupos étnicos através de várias espécies de animais: Os judeus são os ratos (em alemão: maus), os alemães, gatos, os franceses, sapos, os poloneses, porcos, os americanos, cachorros, os suecos, renas, os ciganos, traças, os ingleses, peixes. O uso de antropomorfismo, uma técnica familiar em desenhos animados e em tiras de quadrinhos, foi uma tirada irônica em relação às imagens propagandistas do nazismo, que mostravam os judeus como ratos e os poloneses como porcos. A publicação na Polônia teve de ser adiada devido a este elemento artístico.

O livro trata do antissemitismo. O termo usado pela primeira vez por Wilhelm Marr, designa uma aversão irracional, um ódio gratuito e sem a menor razão pelo povo judeu.


Elenco Principal:

Vladek Spiegelman - Judeu polonês (Personagem principal)
Artie Spiegelman - Filho de Vladek
Anja Spiegelman - Mãe de Artie (primeira esposa de Vladek)
Richieu Spiegelman - Irmão de Artie
Mala Spiegelman - Segunda esposa de Vladek
Francoise - Esposa de Artie
Sr. Zylberberg - Pai de Anja
Tio Herman - Irmão de Anja
Tosha - Irmã mais velha de Anja
Sra. Kawka - Abrigou Vladek e Anja no celeiro de sua casa em Sosnowiec
Sra. Motonowa - Polonesa que vendia comida sem cupom
Pavel - Judeu psicólogo de Artie.
Yidl - Chefe de Vladek na funilaria em Auschwitz. Comunista



O Escritor Sueco: Art Spiegelman

Art Spiegelman (Estocolmo, 15 de fevereiro de 1948) é ilustrador, cartunista e autor de histórias em quadrinhos americano nascido na Suécia. Atuou durante a década de 1990 na produção de charges, ilustrações e capas para revista novaiorquina The New Yorker. Duas de suas obras mais conhecidas são a semi-biográfica "Maus" e a coletânea de tiras em quadrinhos In the Shadows of No Towers. Em 1992 Spiegelman ganhou o prêmio Pulitzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário