25 março 2018

Madame Bovary - Meus Livros


Madame Bovary
(Gustave Flaubert)

Madame Bovary é um romance que foi escrito por Gustave Flaubert e que resultou num escândalo ao ser publicado em 1857. O livro "Romance Dos Romances ", Madame Bovary é considerado pioneiro dentre os romances realistas; não somente, o livro tornou-se famoso por sua originalidade, o qual posteriormente levou a cunhagem do termo de psicologia bovarismo, Madame Bovaryem referência as características psicológicas da protagonista da obra. Quando o livro foi lançado, houve na França um grande interesse pelo romance, pois levou seu autor a julgamento.


Illustration of Madame Bovary by Gustave Flaubert (1821-1880)

Histórico:

Flaubert criou uma cena muito peculiar para sua época tendo em vista os meios foi levado aos tribunais, onde utilizou a famosa frase "Emma Bovary c'est moi" (Emma Bovary sou eu) para se defender das acusações. Acusado de ofensa à moral e à religião, num processo contra o autor e também contra Laurent Pichat, diretor da revista Revue de Paris, em que a história foi publicada pela primeira vez, em episódios e com alguns pequenos cortes.

A Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena absolveu Flaubert, mas o mesmo procedimento não foi adotado pelos críticos puritanos da época, que não perdoaram o autor pelo tratamento cru que ele tinha dado, no romance, ao tema do adultério, pela crítica ao clero e à burguesia: (Gostava do mar apenas pelas suas tempestades e da verdura só quando a encontrava espalhada entre ruínas. Tinha necessidade de tirar de tudo uma espécie de benefício pessoal e rejeitava como inútil o que quer que não contribuísse para a satisfação imediata de um desejo do seu coração - tendo um temperamento mais sentimental do que artístico e interessando-se mais por emoções do que por paisagens.)

Mia Wasikowska na pele de Emma Bovary

Enredo:

O romance conta a história de Emma, uma jovem sonhadora, criada no campo e educada em um convento. De alma burguesa, bonita e requintada para os padrões provincianos, aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Com a cabeça cheia de fantasias românticas e disposta a sair do campo, casa-se com Charles, um médico interiorano sem nenhuma ambição. Pouco tempo depois do casamento, Emma se dá conta de que a vida de casada não era aquele sonho maravilhoso retratado nos livros que lia. Nem mesmo o nascimento da filha consegue deixá-la menos entediada e frustrada com a vida que escolhera. Sentia-se infeliz, cansada do marido, pois sabia que Charles jamais conseguiria satisfazer seus desejos de amor. 

Emma, cada vez mais angustiada e deprimida, busca no adultério uma forma de encontrar a liberdade e a felicidade. Decepcionada com o marido e com os amantes, Emma dá fim a própria vida tomando arsênico. Charles só descobre que foi traído depois da morte da esposa, quando encontra no fundo de uma gaveta as cartas de Léon e Rodolphe, amantes de Emma. O sofrimento de Charles é tão grande que ele acaba morrendo. Berthe, a filha do casal, vê o pai com “a cabeça caída para trás e encostada à parede, os olhos fechados, a boca aberta (...) E acreditando que ele estava a brincar empurrou-o levemente. Caiu no chão. Estava morto”.

Elenco Principal:

Emma Rouault (Bovary)  - Personagem Principal
Dr. Charles Bovary  - Médico e esposo de Emma
Léon Dupuis - Escrevente do advogado (Amante de Emma)
Rodolphe - Rico Empresário (Amante de Emma)
Berthe - Filha do casal (Emma e Charles)
Padre Bournisien - Amigo de Emma
Lhereux - Comerciante e Agiota
Homais - Farmacêutico




Madame Bovary é um filme de drama estadunidense realizado por Sophie Barthes. Foi baseado no romance homônimo de Gustave Flaubert. O filme estrelou Mia Wasikowska, Henry Lloyd-Hughes, Paul Giamatti, e Ezra Miller. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 12 de junho de 2015, e em Portugal em 25 de junho do mesmo ano.

Em março de 2012, foi noticiado que Mia Wasikowska foi escalada para o filme, que seria realizado por Sophie Barthes. Ezra Miller foi escalado em maio e Rhys Ifans em outubro de 2012. Laura Carmichael, Olivier Gourmet, e Logan Marshall-Green foram escalados em setembro de 2013. As filmagens iniciaram-se em Normandia, em 30 de setembro de 2013.

Mia Wasikowska é Emma Bovary

Em março de 2012, foi noticiado que Mia Wasikowska foi escalada para o filme, que seria realizado por Sophie Barthes. Ezra Miller foi escalado em maio e Rhys Ifans em outubro de 2012. Laura Carmichael, Olivier Gourmet, e Logan Marshall-Green foram escalados em setembro de 2013. As filmagens iniciaram-se em Normandia, em 30 de setembro de 2013.


O Escritor Francês Gustave Flaubert

Gustave Flaubert (Rouen, 12 de dezembro de 1821 – Croisset, 8 de maio de 1880). Foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869), Salambô (1862) e contos, tal como Trois contes (1877).

Nenhum comentário:

Postar um comentário